Considerando o desinvestimento do Governo de Cabo Verde nas zonas autoproduzidas do pais, tornou-se crucial e urgente promover um maior envolvimento das populações destas áreas. Para isto procurou-se alcançar a participação ativa e do posicionamento dos moradores, técnicos, agentes comunitários e ativistas. Esta colaboração contribuiu
para o fortalecimento das expressões culturais, o aumento da saúde e do bem-estar social, o estímulo da vitalidade económica e a construção de resiliência face às adversidades.
Este encontro visou sistematizar o conhecimento interdisciplinar produzido e vivenciado durante o período experimental do IOB
(2019-2022), após a articulação de diferentes metodologias e formatos de atuação ao longo dos 12 meses anteriores, construindo relações com os moradores e tornando este conhecimento mais acessível e democrático.
Especificamente o encontro conclusivo desta curadoria reuniu, no Mindelo, durante as primeiras duas semanas de Marços de 2026, vozes nacionais e internacionais que permitiram uma reflexão alargada sobre a urbanização em Cabo Verde.
APOIO: Ammodo Architecture Award / Ammodo Foudation